Consumidor de Orgânicos

Manipulação e consumo de alimentos e cuidados necessários em tempos de Covid-19

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de novembro de 2020.

Há uma relação muito forte entre alimentação e doença, seja ela viral (aquela originada por vírus) ou de qualquer outra natureza. No caso das viroses, a capacidade de reação do corpo humano é fundamental. Para tais doenças, existe apenas o tratamento preventivo (vacinas). O protocolo médico curativo consiste em minimizar os sintomas, portanto, um sistema imunológico sadio é vital tanto na prevenção quanto no combate à doença. Para que essa resposta imunológica contra a doença aconteça, é necessário uma boa alimentação, sempre associada à hidratação conveniente, ao repouso necessário e à atividade física.

O manual “Manipulação e consumo de alimentos pela população e os cuidados necessários em tempos de COVID-19” trata de cuidados básicos com os alimentos: quando da aquisição; a assepsia necessária (que produtos utilizar e de que forma); como conservá-los pelo maior tempo possível mantendo todas as qualidades nutritivas e gastronômicas; o que é a COVID-19, como surgiu, quais as formas conhecidas de transmissão e quais cuidados deve-se terem razão de sua existência, incluindo práticas de higiene recomendadas e, por fim, destaca a importância do controle de qualidade dos alimentos e os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de análises microbiológicas e físico-químicas do CEPQA da PESAGRO-RIO.

AUTORES

Eliane Rodrigues, Airton Antonio Castagna, Carlos Alberto da Rocha, Rosa Lucas, Rangel Luquez, Luiz Rogério Gonçalves Magalhães, Marcos Aronovich, Silvia Conceição Reis, Pereira Mello

PESAGRO-RIO

Leia o MANUAL CEPQA

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.